"Equitação."

 Hoje, planeava ir à praia fluvial perto do sítio onde moro, uma atividade sempre aprazível e relaxante. No entanto, surgiu uma oportunidade mais interessante para desfrutar do dia com os meus filhos. Decidimos, assim, dedicar-nos à prática da equitação. O meu filho, desde sempre fascinado por cavalos, demonstrou um entusiasmo contagiante. E, confesso, também sinto saudades de montar a cavalo, uma paixão antiga que nunca esmoreceu.

A minha prima, sempre tão disponível e entusiasta, vem buscar-nos para levar-nos ao centro hípico. E, para tornar o dia ainda mais especial, a Ana e o Afonso vêm connosco, dois carros para cabermos todos. O Afonso é o melhor amigo do meu filho, um rapazito de 10 anos, baixinho e bem constituído, que carinhosamente chama-me de tia. Eles passam imenso tempo juntos, seja nos jogos no telemóvel do meu filho, seja a falar pelo WhatsApp ou no Scratch. O meu filho cria animações e jogos, e o Afonso vê, comenta e implica com o meu, parecem quase irmãos. Devido a esta conexão especial, o Afonso não poderia faltar a esta aventura, e a minha quase amiga Ana também não.

Enquanto  preparamo-nos para esta experiência, a expectativa cresce. Não troco o biquíni e a toalha de praia por calças de equitação e botas adequadas, farei uso dos dois. Cada peça de equipamento é um passo mais próximo do reencontro com uma parte de mim mesma que há muito estava adormecida. O cheiro do couro e da palha, o som dos cascos na terra batida, tudo isto transporta-me para memórias queridas de juventude.

Sei que a praia fluvial estará lá numa outra altura, com as suas águas calmas e a sua paisagem serena. Mas hoje, o vento no rosto será sentido ao galope, e o riso dos meus filhos, juntamente com o do Afonso, ecoará no campo aberto. Sinto-me plena de uma alegria antecipada, consciente de que estamos a criar memórias que perdurarão. A equitação não é apenas um desporto; é uma forma de vida que ensina-nos paciência, respeito e uma profunda admiração pela natureza.

Após um início de tarde de aventuras e aprendizagens no centro hípico, regressaremos para um merecido mergulho na piscina da D. Ilda. Será o final perfeito para um dia repleto de atividades e risos, onde a amizade e a família se encontram em harmonia. Vamos, então, montar e explorar novas trilhas, redescobrir uma paixão antiga e a partilhar com quem mais amo. Hoje, trocamos a praia fluvial por algo igualmente revigorante e inesquecível. Que a aventura comece! Pois quero fazer tudo isto e ainda fazer nem que seja meia hora de voluntariado. 

______________________________________________

 © 2014–2026 TeceHistórias (Marisa). Todos os direitos reservados.

Os conteúdos deste blogue, incluindo textos originais, encontram-se protegidos pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC) e demais legislação aplicável. É expressamente proibida a reprodução, cópia, transcrição, adaptação, publicação, distribuição, disponibilização pública ou qualquer forma de utilização, total ou parcial, por qualquer meio ou suporte, sem autorização prévia, expressa e escrita da autora. A utilização não autorizada poderá dar origem a responsabilidade civil e criminal nos termos da lei portuguesa da União Europeia.

Texto de autoria de Marisa, publicado em Fio de Imaginação (@tecehistorias).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O Verdadeiro Boletim de Avaliação"