3° saber

 O terceiro saber, “Ensinar a condição humana”, aborda a importância de compreender a totalidade da experiência humana. Edgar Morin defende que a educação deve ensinar os indivíduos a reconhecer sua própria humanidade em suas múltiplas dimensões – biológica, cultural, social, histórica e espiritual – e a interconexão entre todas as pessoas. Esse saber busca promover uma compreensão global do que significa ser humano, para que possamos viver e coexistir de forma mais consciente e harmoniosa.



Detalhes

A unidade e a diversidade da condição humana

Todos os seres humanos compartilham uma base comum: somos biologicamente semelhantes, pertencemos à mesma espécie, temos emoções, necessidades e capacidades em comum.

Porém, essa unidade coexiste com uma extraordinária diversidade cultural, social, linguística, histórica e individual. Ensinar a condição humana significa compreender e valorizar tanto o que nos une quanto o que nos diferencia.


A dimensão biológica

Os seres humanos são organismos biológicos. Aspectos como a evolução, os instintos, os ciclos de vida e as necessidades corporais fazem parte da condição humana.

Reconhecer nossa natureza biológica é essencial para entender questões como saúde, envelhecimento e relação com o meio ambiente.


A dimensão psicológica e emocional

Além de seres racionais, somos seres emocionais. Ensinar a condição humana inclui ajudar os indivíduos a compreender suas emoções, desejos, medos e motivações, e a lidar com eles de maneira saudável.


A dimensão cultural e social

A humanidade é profundamente marcada pela cultura e pela vida em sociedade. Nossas ideias, valores, costumes e formas de organização social são construções culturais que variam no tempo e no espaço.

Estudar a condição humana requer analisar como a cultura influencia o comportamento e as interações humanas.


A dimensão histórica

Cada indivíduo carrega em si a herança histórica da humanidade. Nossa condição atual é o resultado de milhões de anos de evolução biológica e milhares de anos de evolução cultural e histórica.

Ensinar história não é apenas relatar eventos, mas mostrar como o passado moldou quem somos hoje e como ele continua a influenciar o futuro.


A interdependência entre indivíduos e espécies

A condição humana também é marcada pela interdependência. Dependemos uns dos outros, tanto em nível local quanto global, e nossa sobrevivência está conectada à preservação do planeta e de outras formas de vida.

Morin destaca a necessidade de compreender e respeitar essa interconexão para promover a cooperação e a sustentabilidade.


Educar para a autocompreensão e a compreensão do outro

Ensinar a condição humana é ajudar as pessoas a compreender a si mesmas e, ao mesmo tempo, reconhecer o outro como igualmente humano.

Esse saber combate preconceitos, discriminações e etnocentrismos, promovendo a empatia e a solidariedade.


Exemplos práticos de aplicação

Estudos interdisciplinares: Conectar biologia, antropologia, psicologia e história para mostrar como fatores biológicos e culturais moldam a experiência humana.

Discussões sobre diversidade e direitos humanos: Refletir sobre como as diferenças culturais, de gênero, de etnia e de classe impactam a vida em sociedade e a igualdade.

Educação ambiental: Mostrar como a humanidade é parte integrante do ecossistema planetário.


Resumo

O terceiro saber ensina que, para educar, é necessário compreender o ser humano em sua totalidade: um ser biológico, social, cultural e histórico. Reconhecer a condição humana em sua unidade e diversidade promove autoconhecimento, empatia e um senso de pertencimento global. Esse saber busca formar cidadãos que respeitem a si mesmos, os outros e o planeta, contribuindo para um mundo mais harmonioso e sustentável.

(Texto de dia 22)

Mensagens populares deste blogue

Ousadia Incompreendida

O Corpo Não Mente

Reflexão -Quando se diz tudo, em silêncio também.