"Os Santos"
Como católica, a crença nos santos é uma parte essencial da nossa fé e da nossa compreensão do plano de Deus para a humanidade. Acreditamos nos santos porque eles são exemplos vivos do poder da graça divina em transformar vidas humanas, são intercessores junto de Deus e membros da Comunhão dos Santos, que é a união espiritual de todos os fiéis, vivos e falecidos, em Cristo. Em primeiro lugar, acreditamos nos santos porque eles são testemunhos vivos da santidade que Deus nos chama a alcançar. Os santos foram pessoas que, durante as suas vidas, responderam ao chamado de Deus com fé, amor e obediência, muitas vezes em circunstâncias difíceis ou até heroicas. Eles viveram o Evangelho de forma exemplar e, através das suas virtudes, mostraram-nos como seguir a Cristo com mais autenticidade e profundidade. São Paulo, por exemplo, exorta-nos a imitar aqueles que foram exemplos de fé: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (1 Coríntios 11:1). Os santos são também nossos...